terça-feira, 16 de março de 2010

Envelhecendo, e ainda melhorando

SEGUNDA-FEIRA, 15 DE MARÇO DE 2010

KATHLYN HOTYNSKI

Redação

Fonte: Folha de S. Paulo

O espectro do envelhecimento é nefasto: perda de memória, mortalidade. Mas o medo do inevitável pode obscurecer o lado positivo de ficar mais velho: estar no auge. Muitos "baby boomers" (americanos hoje na faixa de 55 a 64 anos) estão percebendo que a vida pós-aposentadoria não é apenas um lento declínio. Ainda há sabedoria a ser conquistada, trabalho a ser feito, aventura a ser vivida. Muita gente prospera em suas carreiras enquanto os colegas se aposentam. Plácido Domingo, 69, ainda rege, canta e dirige duas grandes óperas. A ativista russa Liudmila Alexeieva, 82, foi presa tantas vezes por organizar protestos nos últimos 43 anos que virou especialista em provocar e atazanar a KGB. E Anthony Mancinelli, 98, foi declarado pelo "Guiness como o barbeiro mais velho do mundo -e ainda corta o próprio cabelo, relatou Vincent Malozzi no "New York Times". "Não estou nem considerando a aposentadoria", disse Mancinelli, "porque vir trabalhar é o que me mantém ativo". O trabalho mantém muitos "baby boomers" ativos. Alguns profissionais com mais de 55 anos chegam mesmo a procurar novas carreiras. Janet Mitchell, de Leo, Indiana, treina assistentes sociais, pastores e outros para mediar conflitos familiares. "Cerca de metade deles são 'baby boomers' com pais idosos, disse ela a Elizabeth Popes, do "Times". "Os mais jovens podem não ter credibilidade para este trabalho." Outros estão levando décadas de conhecimentos e contatos para uma carreira solo. O número de americanos autônomos entre 55 e 64 anos cresceu 52% entre 2000 e 2007, segundo a Administração das Pequenas Empresas, entidade federal. Cinde Dolphin abriu seu escritório de marketing aos 55. "é uma festa", disse ela ao "Times". "Posso estabelecer meu horário e minha agenda e fazer outras coisas das quais gosto." Novas pesquisas mostram que a mente continua se desenvolvendo até o final da vida adulta.

O cérebro, ao atravessar a meia-idade, melhora no reconhecimento da ideia central", escreveu Barbara Strauch no "Times"."Se mantido em boa forma, o cérebro pode continuar a construir caminhos que ajudam seu dono a reconhecer padrões e, como consequência, ver significado e até soluções muito mais rapidamente do que um jovem consegue.

Outro benefício da idade é ter tempo para viajar. Aposentados estão ficando mais aventureiros, escalando o Everest, percorrendo a trilha inca e até praticando "wingwalking", espécie de balé em aviões em pleno voo. "Este é um fenômeno de mercado emergente, baseado em dezenas de milhões de homens e mulheres com vidas mais longas e mais vitalidade juvenil do que jamais se imaginou", disse Ken Dychtwald, psicólogo e autor de várias obras sobre o envelhecimento. Para o psiquiatra Marc Agronin, em artigo no "Times", sentir pena do idoso, mesmo num asilo, é um equívoco. "Vemos nossa própria idade como o mais normal dos tempos, como toda vida deveria ser. Aos 18, os cinquentões parecem antigos, mas aos 50 somos aptos a dizer o mesmo dos octogenários." E quanto aos centenários? "Eu esqueci que era tão velha", disse uma paciente centenária a Agronin. E dali ela foi para o bingo.


KATHLYN HOTYNSKI


ET O grifo é meu Marinho Guzman

sexta-feira, 5 de março de 2010

Os homens compram tudo pronto nas lojas...



Os homens compram tudo pronto nas lojas... Mas como não há lojas de amigos, os homens não têm amigos.
Antoine de Saint-Exupéry
Esse é um recado que eu entendo, enviado pelos meus pseudo amigos.

quinta-feira, 4 de março de 2010

Veja os novos biquinis disponibilizados na Loja Virtual www.biquinisatacado.com

Miss Guarujá-Biquinis Guarujá

Miss Guarujá-Biquinis Guarujá
Rua Mário Ribeiro 369 loja 25 Tel. 13-3386-2744